NAVEGANDO PUBLICAÇÕES 

Uma Editora vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" - Histedbr - voltada à publicação de e-books para distribuição gratuita e livros impressos sobre temas científicos.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Coleções

A precarização do trabalho na educação a distância: o trabalho do Tutor em questão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apresentação

 

O tema dessa pesquisa considera a precarização do trabalho docente nas instituições de ensino superior (IES) do Brasil, na modalidade da Educação a Distância no período de 2000 a 2010 e toma como referência o processo de mercantilização da educação superior a partir das reformas empreendidas nesse seguimento educacional.

Parte-se da problemática de que as reformas educacionais no contexto, tanto da reestruturação produtiva do trabalho quanto da reforma de Estado, iniciada na última década no Brasil e também nos demais países da América Latina, trouxeram mudanças profundas e significativas para os trabalhadores em geral e especificamente para os trabalhadores docentes.

No atual contexto questões sobre os processos de flexibilização e precarização das relações de emprego e trabalho devem ser consideradas nessa discussão bem como o impacto das chamadas desvalorização e desqualificação da força de trabalho, desprofissionalização e proletarização do trabalho docente, o docente como um trabalhador de um sistema produtivo e o docente como produto de seu trabalho.

Cuida, pois de entender a questão da precarização do trabalho docente no ensino superior na modalidade da educação a distância: a subordinação do conhecimento aos imperativos do capital e toma como referência o processo de mercantilização da educação superior e a respectiva desprofissionalização docente.

 

Prof. Dr. Robson Luiz de França

Universidade Federal de Uberlândia

Faculdade de Educação

Sumário

 

Apresentação

 

Capítulo I – A subordinação do conhecimento aos imperativos do capital a partir do processo de mercantilização da educação superior: a educação a distância em foco

   Trabalho e conceito do trabalho em Marx: aproximações teóricas

   A mercantilização da educação superior: a educação à distância

Capítulo II – Contratação, planos de carreira, garantias salariais e sociais na legislação de trabalho: o tutor na educação a distância

   Tutor x Professor: qual a distinção?

   Da contratação e dos salários do Tutor nas IES Privadas

   Dos direitos Trabalhistas

   Do Ingresso na Carreira Docente

   Da Remuneração do Professor

Capítulo III – Da flexibilização espaço-temporal das atividades pedagógicas do tutor

   Especificidades do professor à distância

Considerações Finais

Referências

Sobre a autora