Sobre a educação
RESUMO
O livro "Sobre a Educação," organizado por Isabel Maria Lopes, Raquel Virginia Lopes e Carlos Lucena, e publicado em 2025 , é uma coletânea de reflexões e resultados de pesquisas oriundas da disciplina Epistemologia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/Faced/UFU) .
O volume discute as principais vertentes epistêmicas que sustentam a educação brasileira, abordando temas centrais como epistemologia, educação, gênero e sociedade.
O livro é composto por 11 capítulos que exploram diversas facetas da educação no Brasil, desde perspectivas teóricas a análises de políticas públicas e históricas, conforme resumido na "Apresentação":
Temas Centrais e Capítulos
Fundamentos Teóricos e Críticos
-
Os Fundamentos do Materialismo Histórico-Dialético e sua Atualidade para a Compreensão da Crise Climática e o Papel da Educação no Enfrentamento ao Negacionismo: O capítulo defende a urgência do materialismo histórico-dialético para compreender as crises sistêmicas do capitalismo contemporâneo (econômica, política e climática) e enfatiza o papel da educação na formação de uma consciência crítica e no combate ao negacionismo climático .
-
Entre Teorias e Caminhos: a formação doutoral em educação na disciplina Teorias da Educação do Prof. Dr. Carlos Alberto Lucena: Este capítulo sistematiza e analisa diversas matrizes teóricas da educação (como Durkheim, Fenomenologia, Hermenêutica, Pedagogia Histórico-Crítica, Freire, Mészáros e Pós-modernidade), discutindo como elas disputam sentidos sobre escola, currículo e sociedade .
-
O Chão da Escola como Espaço Formativo: Saberes, Práticas e Identidade Docente: O texto analisa a escola como um espaço crucial de formação docente que extrapola a universidade. Ele aborda o conceito de habitus docente (Bourdieu), a produção de saberes situados na prática e a importância da formação entre pares, sustentando a escola como um território ativo de aprendizagem contínua .
História da Educação e Questões Sociais
-
História Cultural e Annales: Diálogos com a Pesquisa sobre Grupos Escolares na Bahia: O capítulo analisa as contribuições da Escola dos Annales e da História Cultural para a historiografia educacional, especialmente no estudo dos grupos escolares, valorizando fontes não convencionais e a noção de cultura escolar .
-
Educação, Raça e República: contradições da escolarização em Minas Gerais no pós-abolição: A pesquisa explora as contradições da Primeira República em Minas Gerais, onde reformas educacionais buscavam a "higienização" e "regeneração" da população, em contraste com as experiências de resistência e autoeducação desenvolvidas pela população negra, como o associativismo .
-
Frente Negra Brasileira e Educação: passos que fizeram história: O texto reflete sobre o posicionamento da Frente Negra Brasileira (a maior organização negra pós-abolição) nos anos 1930 em relação à educação da população negra, destacando o caráter formativo da organização, veiculado, por exemplo, pelo jornal A Voz da Raça .
Políticas e Práticas Educacionais
-
A Municipalização do Ensino Fundamental em Minas Gerais: proposta instituída pelo projeto mãos dadas do governador Romeu Zema: O estudo analisa os impactos da municipalização do ensino fundamental (anos iniciais) em Minas Gerais pelo Projeto Mãos Dadas, concluindo que ele precariza as condições de trabalho docente e sobrecarrega os municípios, favorecendo a privatização do ensino público .
-
Estratégias e Táticas em Educação Informal na Ditadura: Michel de Certeau e a Antropofagia do Tropicalismo: O capítulo examina as estratégias e táticas (conforme Michel de Certeau) utilizadas por tropicalistas e artistas da MPB durante a ditadura militar para criar espaços simbólicos de educação informal, questionamento da ordem e formação de indivíduos críticos por meio da arte .
-
Pensamento Computacional no Ensino Médio: uma análise do desenvolvimento do pensamento algorítmico utilizando a plataforma Scratch: A pesquisa investiga o desenvolvimento do pensamento algorítmico em estudantes do Ensino Médio por meio da plataforma Scratch, reforçando a importância da integração do Pensamento Computacional ao currículo de Matemática .
-
Experiências Didáticas no Ensino de Genética para Cursos das Ciências Agrárias e Biológicas: O trabalho apresenta e analisa metodologias didáticas inovadoras (como jogos, modelagem e dramatizações) no ensino de Genética em cursos de nível superior, visando superar o modelo tradicional e promover a aprendizagem significativa .
-
Maternidade e Pesquisa: Problematizando os Desafios da Participação Feminina na Pesquisa e Inovação no IFRS: O capítulo aborda os desafios enfrentados por mulheres pesquisadoras no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), evidenciando que o ambiente acadêmico ainda é marcado por misoginia e que a maternidade é um obstáculo significativo no desempenho e na carreira feminina .
O objetivo final da obra é contribuir para o debate sobre a educação no Brasil e as diversas possibilidades de investigação e intervenção social.













