Linguagens e racionalidades em contextos formativos: questões para a educação
RESUMO
Este livro autoral de Lucila Pesce confirma a potência de sua trajetória, como pesquisadora e professora dedicada, rigorosa e amorosa.
Esta obra é um presente para educadores/as, professores/as, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores/es e para todos/as que desejam compreender e debater a educação a partir de uma visão crítica, consciente e sensível às dimensões humanas, sociais, éticas, políticas e avaliativas da formação docente contemporânea, em diálogo estreito com a cultura digital. Não por acaso, a autora reúne 40 anos de atuação na educação, dentre os quais 25 anos dedicados ao ensino superior e à pesquisa, sempre unindo rigor teórico e metodológico, compromisso ético e escuta sensível.
Inspirada no legado de Paulo Freire, na presença de quem percorre estas páginas, Lucila Pesce reafirma que toda ação pedagógica é atravessada por concepções e, portanto, sempre política — e, por essa razão, pode e deve ser dialógica, acolhedora e humanizadora.
A cuidadosa seleção dos textos que compõem esta coleção confere à obra uma unidade rara: força, atualidade e originalidade para iluminar temas urgentes que atravessam nossas práticas educacionais e nossas inquietações sobre o mundo atual. Organizado em oito textos fundamentais, o livro aborda políticas públicas de educação, uso de dispositivos e tecnologias, educação online, formação docente, processos avaliativos, mediações dialógicas e concepções contemporâneas de docência. São reflexões profundamente enraizadas no debate educacional crítico e indispensáveis para quem enfrenta, no cotidiano, os desafios de ensinar, aprender e pesquisar, em tempos marcados pela complexidade inerente à cultura digital e às transformações socioculturais.
Trata-se, sem dúvida, de uma obra necessária — obrigatória para todos/as que estão comprometidos/as com processos formativos emancipadores. Como costumo dizer, é ‘livro de cabeceira’ para pesquisadores/as e professores/as esperançados/as com a construção de uma educação crítica, justa e humanizadora.
Adriana Bruno
Professora Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO
Líder do Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede – GRUPAR













